Fechamos a semana passada com o dólar a R$ 5,4408 para venda. Reflexo de muitas vendas de exportadores e de investidores que aproveitaram para realizar lucros lembrando que o dólar chegou a bater R$ 5,46.
Eu acreditava que a cotação do dólar perderia força após a decisão unânime do COPOM em manter a taxa de juros quarta-feira. Contudo com as falas do presidente Lula questionando novamente a autonomia do BC e o seu presidente fez com que o mercado reagisse comprando ainda mais dólares aumentando sua cotação. Junta- se a isso ainda o risco fiscal e a expectativa do mercado de que o BC a partir de 2025 pode ser mais leniente com a inflação já que seu novo presidente será indicado pelo governo.
Nesta semana temos na segunda feira o boletim Focus com as expectativas do mercado em relação ao dólar, taxa de juros e inflação.
Teremos a ata do COPOM na terça feira ,contudo já há uma indicação de que não haverá sinalizações sobre os próximos passos. Na sexta -feira teremos o fechamento da Ptax naquela eterna briga dos comprados x vendidos com cada investidor tentando puxar o mercado para o seu lado.
Nos EUA investidores estarão atentos ao PCE e o PIB do primeiro trimestre que darão uma amostra de como anda a maior economia do mundo. A dúvida que paira no ar é a de quando será que o FED fará o seu primeiro corte na taxa de juros .