O dólar à vista fechou a semana passada a R$ 5,4363. O Banco do Povo da China anunciou novas medidas de estímulo e corte de juros, impulsionando as moedas de países exportadores de commodities. Esta semana, com o feriado do Dia Nacional da República Popular da China, que começa em 1º de outubro, será aguardada uma medida fiscal.
Hoje, o foco está na disputa entre comprados e vendidos pela formação da Ptax de setembro, prometendo volatilidade. Nos EUA, a semana será marcada por discursos do FOMC, com destaque para o payroll e a taxa de desemprego na sexta-feira. Jerome Powell, chair do Fed, falará sobre perspectivas econômicas hoje, e o mercado estará atento a indícios sobre o ritmo de alta dos juros.
O aumento na escalada da guerra no Oriente Médio entre Israel x Hamas tem causado preocupações ao mercado. Os ataques de Israel ao Hezbollah no sul do Líbano e a morte dos principais líderes da organização fazem com que as tensões ganhem contornos ainda mais dramáticos. Lembrando que ainda temos em curso outra guerra que me parece que ainda está longe de terminar : Rússia x Ucrânia. Com as guerras em curso, a tendência é de que os investidores busquem os chamados ativos de proteção como o ouro e o dólar americano.
No calendário econômico de hoje, teremos no Brasil o Boletim Focus. Na zona do euro, discurso de Christine Lagarde, presidente do BCE. Nos EUA, discurso de Bowman, do FOMC , PMI de Chicago e a fala de Jerome Powell.
Uma excelente segunda-feira a todos!